sexta-feira, 15 de março de 2013

0 SAF-T PT: chave de programa “leakada” e comerciantes com erros de facturação

O SAF-T PT, que veio revolucionar as “facturas” na restauração e não só, está longe de ser perfeito. Alias, é mais problemático do que perfeito.
Foi recentemente colocado no Pastebin uma informação com a chave privada de um dos programas mais usados para a facturação. Esta chave permite alterar facturas até um certo ponto.

O hacktivista 3×3|)cryPT disse no pastebin que “[q]uando o utilizador do programa é o produtor do software, a chave não é privada”, e as regrsa técnicas confirmam  a situação.
Neste PDF com detalhes técnicos sobre a forma de construção do programa, é indicado que “O produtor de software deverá assegurar que a chave privada utilizada para a criação da assinatura que é do seu exclusivo conhecimento, deverá estar devidamente protegida no software.”. Tal não aconteceu. Haverá alguma penalização para isto? Duvidamos.

Link para aceder à chave do programa


SAF-T PT continua a dar problemas aos comerciantes

O Tugaleaks conhece alguns casos em que os comerciantes receberam máquinas pedidas em 2012 apenas em meados de Feavereiro. Se fosse aparecer a inspecção, teria que haver uma prova (chamada mais de “boa vontade”) do fiscalizador em entender que a máquina foi pedida e ainda não chegou.
Outros comerciantes têm máquinas que não funcionam ainda na perfeição. Um café em Lisboa perto do Marquês de Pombal tem uma máquina que emitiu várias facturas com erro em Janeiro. As mesmas já foram entregues e ou mal contabilizadas ou não contabilizadas de todo. O problema estava no processamento do IVA. Segundo fontes desse mesmo café, uma das empresas que faz a manutenção da “nova máquina” de registos, apenas a 15 de Janeiro foi fazer a actualização da máquina para remover as vendas a dinheiro. Quanto aos erros de forma correcta do SAF-T PT, só foram resolvidos a 23 de Fevereiro, dois dias antes da obrigação de enviar para as Finanças a lista das facturas passadas no mês anterior.
Por outro lado, como a esmagadora maioria dos comerciantes de cafés, bares e outros establecimentos de comércio de comida não se encontram com as máquinas ligadas à Internet, as empresas que fazem actualizações quase diárias dos seus softwares têm que o instalar pessoalmente no cliente. Um bom exemplo de actualizações quase diárias é a empresa iECR que apenas em Março e até ao dia de hoje fizeram 6 actualizações.

O SAF-T PT a pode controlar a nossa vida
De acordo com este artigo escrito há algumas semanas, o SAF-T PT pode ser usado para controlar a nossa vida, saber informações dos hábitos de consumo, fiação política e religiosa.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

NOTÍCIA TUGA Copyright © 2011 - |- Template created by Notícia Tuga - |- Powered by Notícia Tuga